- Sistema frente e traseira
Com o sistema independente é possível regular cada uma das 4 rodas do veículo de maneira independente, ou seja, é possível levantar e/ou rebaixar apenas a roda dianteira do lado esquerdo, ou a roda traseira direita e assim por diante. Já com o sistema frente e traseira é possivel levantar e/ou rebaixar a frente ou a traseira do carro, ou seja, através dos botões de acionamento da suspensão as duas rodas dianteiras e/ou traseiras são acionadas simultaneamente.
Sendo assim vamos partir para a montagem do kit.
O carro que ilustra esta matéria é uma GM Ipanema, o tipo de montagem da suspensão a ar escolhido é o independente nas 4 rodas. Inicialmente o carro é colocado sobre cavaletes para mante-lo elevado. Na dianteira, antes de retirar o conjunto do telescópio para fora, é preciso separar o disco de freio, as pinças, a homocinética e o terminal de direção. Na traseira apenas a roda é retirada e o amortecedor é solto para facilitar o manuseio do eixo traseiro.
Na dianteira, o telescópio original do carro é substituido por outro com o corpo encurtado, o amortecedor original também é substituido, agora ele é 30% mais duro. A mola é retirada do telescópio e no mesmo local é colocado a bolsa de ar. O amortecedor permanece no mesmo lugar, sua aste passa por dentro da bolsa, servindo para vedar a mesma, impedindo o vazamento de ar. Com o novo conjunto finalizado, (telescópio, bolsa de ar e amortecedor) ele é novamente montado no carro, discos de freio, pinças, homocinética e o terminal de direção são recolocados em seus devidos lugares. A próxima etapa é passar todo o mangueiramento pelo carro.
As mangueiras saem do cilindro onde o ar é armazenado e vão para as válvulas solenóides, das válvulas, as mangueiras vão para as bolsas de ar, passando pelos manômetros (relógios) que indicam a pressão de cada bolsa de ar (no caso da suspensão frente/trás a pressão de ar da dianteira e traseira do carro). Ao todo são gastos cerca de 15 metros de mangueira (variando de carro para carro). Na parte traseira em baixo do carro e na frente próximo ao motor são colocadas as válvulas solenóides, são elas que controlam a entrada e saída de ar das bolsas.
No caso do sistema independente são colocadas 2 válvulas solenóides para cada bolsa (roda) 1 faz a entrada do ar e a outra faz a saída do ar. No caso do sistema frente e trás, são utilizadas 2 válvulas para cada 2 bolsas (rodas) 1 para entrada outra para saída do ar. Com a frente do carro totalmente montada, mangueiramento passado e válvulas instaladas, falta apenas a colocação das bolsas de ar traseiras. As bolsas traseiras são colocadas no mesmo local das molas originais do carro, que são retiradas. Por fim as mangueiras são conectadas as bolsas de ar. Na traseira deste carro o amortecedor permance original, mas dependendo do veículo ele deve ser substituido por outro preparado. No porta-malas do carro fica o cilindro de ar que armazena todo o ar responsável pelo "sobe-e-desce" do carro.
No cilindro utilizado neste carro cabem cerca de 130 libras, fazendo o carro subir e descer aproximadamente 7 vezes. Quando o ar do cilindro acaba é necessário recarrega-lo, para isto basta uma bomba de pneus convencional (a mesma que utilizamos em postos de gasolina para calibrar o pneu do carro). Para quem deseja mais conforto, o kit de suspensão a ar conta também com 2 acessórios opcionais, são eles: o controle remoto e o compressor.
O controle remoto, faz o mesmo papel dos botões de acionamento da suspensão instalados no interior do carro, porém, através de controle remoto. Já o compressor, faz a captura do ar para o cilindro, não sendo mais necessário utilizar uma bomba de pneus para encher o cilindro de ar.Abaixo fotos do carro com a suspensão completamente instalada, mostrando algumas das variações conseguidas através da suspensão a ar. A variação de altura muda conforme o carro, na Ipanema deste passo-a-passo chega a cerca de 10 cm.
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