Neste artigo vamos mostrar como obter a melhor relação de caixas de velocidades de forma a adaptar a extensão e ao tipo de circuito. A forma mais simples é distribuir as relações de marchas igualmente.
Imagem de uma Caixa de Velocidade por dentro.
A primeira informação que passamos é que ASA está diretamente ligado a CAIXA DE VELOCIDADE, no caso de alteração de uma a outra deverá ser verificada novamente. Em resumo:
- Quanto mais alto o valor da ASA Traseira, mais curta a relação de marcha deve ser;
- Quanto mais baixo o valor da ASA Traseira, mais longa a relação de marcha deve ser;
De forma geral, temos:
- Relação de marcha longa, temos mais velocidade final e menos asceleração, saídas de curvas mais lentas, menos perda de tração;
- Relação de marcha curta, temos menos velocidade final e mais asceleração, principalmente na largada, porém existe um probabilidade maior de perda de tração e de girar o veículo.
Basicamente as marchas iniciais sobem muito depressa (1 e 2) e as marchas finais sobem muito lentamente (5 e 6), podemos regular com um intervalo grande entre as duas primeiras marchas e com intervalom pequeno entre as duas ultimas, mantendo as marchas mais altas na faixa de torque do motor já que as mesmas não tem tanta asceleração para oferecer.
Sempre que se muda a marcha o motor perde velocidade (até 4 km/h) devido a perda de tração das rodas, portanto temos que regular a próxima marcha dentro da faixa de torque do motor, para que esta perda seja a minima possivel.
Relações de Marchas
A relação final de marcha será definida de acordo com cada circuito.
Para isso voce deverá escolher corretamente a configuração da ultima marcha. Esta escolhe se baseia para a maior velocidade possivel na reta mais longa.
Depois de verificado a marcha mais alta, voce deverá escolher a marcha mais lenta para as curvas para a curva mais lenta do circuito, as marchas intermediárias deverão ser ajustadas de forma a evitar a mudança de marchas ainda fazendo as curvas.
Circuito com muitas curvas (ou circuitos travados), necessitam de marchas curtas, relações mais proximas para ascelçeração rápida.
Circuito com muitas retas (ou circuitos de alta velocidade), necessitam de marchas longas, relações mais distantes, para ajudar o veiculo a atingir velocidades mais altas.
Como Escolher a Ultima Marcha
Na reta mais longa da pista, um pouco antes do pontos de frenagem, verifique se o motor alcançou a sua rotação máxima, a partir desta observação temos dois caminhos:
- Caso não tenha alcançado a rotação máxima, devemos encurtar um pouco a marcha;
- Caso tenha alcançado a rotação máxima, devemos alongar um pouco a marcha;
A ultima marcha deve ser ajustada para a rotação máxima para 1 segundo antes do ponto de frenagem ou aproximadamente de 100 a 150 metros antes do ponto de frenagem.
Exemplo: Se um motor tem seu torque máximo a 7000 rpm, voce não poderá estar em 6500 ou 7500 rpm com o pé ou o dedo no máximo do ascelerador. Se a marcha for muito longa (valor de rpm maior que a rotação no torque máximo) a mesma deverá ser encurtada. Se a marcha for muito curta o veículo não poderá andar mais rápido, a mesma deverá ser alongada.
Como escolher a Primeira Marcha
A escolha da primeira marcha é muito importante porque a mesma será usada na largada e nas curvas de baixa velocidade (curvas mais fechadas). Caso a pista em questão não tenha curvas fechadas, a primeira marcha deverá somente ser definida para a largada.
Está primeira marcha poderá ser utilizada em todas as etapas caso as pistas sejam similares, caso o valor seja muito baixo poderá causar patinagem nas rodas (wheelspin) e caso o valor seja muito alto o carro perderá asceleração. Você deverá encontrar o valor mais adequado para sua largada e para a saida das curvas (levando em consideração també o desgaste de pneu, no caso do GT5 caso o pneu fique vermelho por muito tempo, você poderá aliviar o ascelerador ou voltar a mexer na regulagem da marcha).
Como definir Marchas Intermediárias
Ajustar as relações de marchas entre a primeira e a ultima, significa ajustas as rotações de tal forma que uma determinada marcha em sua rotação máxima mudando para uma marcha mais alta as rotações não caiam muito.
Em uma curva é importante que a mudança de marcha não tenha que ser feita antes da sáida de curva ou mesmo logo após. O ideal é que o piloto use a mesma marcha durante toda a curva e somente atingir a faixa de torque metros após a saida da curva assim a mudança de marcha ocorrerá quando o carro estiver totalmente estável. Você deverá encontrar uma relação de cambio que se adapte para cada curva deste circuito. Mas cuidados existem carros que são excessões a esta regra.
A mudançã de marcha em uma curva é muito perigoso além de você perder tempo o corro poderá estar sob forte força centrifuga, fazendo o mesmo perder o controle.
Você deverá ajustar também as suas marchas de forma que numa curva de baixa velocidade o carro não solicite mudança de marcha para mais alta a poucos metros de entrar na curva.
Imagem do jogo GT5 - Caixa de Velocidades
Obs.:
Algumas maneiras de Alongar Marcha:
- Voce poderá diminuir os valores apresentados de cada marcha;
- Voce poderá diminuir o valor da Relação Final e todas as marchas ficarão mais alongadas mantendo a proporção definida;
- Você poderá aumentar a Velocidade Máxima e todas as marchas ficarão mais alongadas mantendo a proporção definida;
Algumas maneiras de Encurtar Marcha:
- Voce poderá aumentar os valores apresentados de cada marcha;
- Voce poderá aumentar o valor da Relação Final e todas as marchas ficarão mais curtas mantendo a proporção definida;
- Você poderá diminuir a Velocidade Máxima e todas as marchas ficarão mais curtas mantendo a proporção definida;
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