quinta-feira, 2 de maio de 2013


                             MANUAL BÁSICO PARA SOM AUTOMOTIVO
QUALIDADE: Em resumo posso dizer que a qualidade é um som com EQUILIBRIO de TODAS freqüências! (Sem exageros de cornetas, ou muito grave e pouco médio, o certo é “equilibrar” o som! Nos CD´s Players, você tem o LOW / MID / HI , p/ equalizar!

FREQUENCIA: A Freqüência é medida em vibrações por segundo, ou seja, aquele gravão que você sente dentro do carro bem extenso “TUmmmmm” fica entre 100 a 25hz , ou seja vai de 100 vibrações por segundo até 25 vibrações por segundo, onde, o ouvido humano consegue ouvir melhor, a partir de 35/40hz para cima! A Faixa útil de freqüências vai de 20hz à 20.000hz em média!

EQUALIZACAO: Temos que saber que “Nenhum falante consegue tocar TODAS as freqüências”, então precisamos de um “Conjunto” de falantes, que juntos, e bem regulados, respondam em “Equilibrio” a maior faixa de freqüência possível!
*Imagine um som que vai de 20hz à 20khz planos, sem quedas, isso seria um “som perfeito” !!
Para entender melhor como os falantes funcionam vamos “dividir” as freqüências :

- SUB-GRAVE: É aquele grava BEM extendido, que fica entre 20~60hz;
- GRAVE: É uma freqüência mais firme, rápida , entre 60~200hz ;
- MÉDIO-GRAVE: Para entender melhor podemos dizer que é onde “começa a terminar” o grave, e inicia aquela voz encorpada, batuques, batidas bem secas, sons de vários instrumentos no meio da música”;

- MÉDIO: É a freqüência da “VOZ” ou seja, ela fica entre 400hz à 6000hz em média;

- AGUDO: É quando o falante, (normalmente tweeter), consegue vibrar mais de 6 Mil vezes por segundo dando aquele som “Tssss, Tchhh” , os drivers de Titanium conseguem dar Voz+Agudo!

MONTAR UM SOM DE QUALIDADE:
Para se ter essa faixa útil toda preenchida em equilíbrio você precisa:

- Falantes que respondam à SUB & GRAVES : São os falantes de 15”, 18" ou 21, que sejam feitos para render subgrave e grave (o cone excurssiona bastante)! Como os woofers, tem a sua borda sanfonada normalmente de tecido, um falante de 18” , por ter seu cone maior e mais pesado que um de 10”, ele não vai conseguir vibrar 2000 vezes por segundo tão rápido como um de 10”, mas, ele terá maior facilidade em vibrar 60 vezes por segundo, pois seu cone é maior, e tem que empurrar uma “massa de ar” maior, por isso, usamos falantes de 15,18,21 para gravões! ;

- Falantes de MÉDIO-GRAVES : São falantes menores (6 à 12”) que conseguem responder melhor a freqüências de voz encorpada, batidas rápidas, onde aparecem vários instrumentos , batuques, etc! Geralmente são cortados dentre 150hz ~ 1200hz: É onde o grave dos falantes grandes começa a perder Db´s, e onde a corneta começa a trabalhar, então ele fica entre os subões e os drivers!

- Drivers Fenólicos e Titânium : Os drivers fenólicos são os responsáveis pela Voz, mas sem agudo, respondem em média de 500hz à 6000hz, seu reparo é feito de “Feno” , uma fibra entrelaçada! Os drivers de Titanium normalmente tem maior rendimento (Db) pois seu reparo é feito de Titanium, um material mais leve e fino, que consegue vibrar mais vezes por segundo, e normalmente sua freqüência vai de 500~20.000hz, ou seja, não nescessita de “Tweeter” para o agudo! Só que é bom saber equalizar e cortar ele certinho! :)

- Tweeters : São responsáveis pelos agudos, que vão dentre +- 5k à 30khz!! São responsáveis por sons conhecidos como “Tshhhiii” com pouca voz e um agudo fino.. um som de um alfinete caindo seria bem reproduzido por um tweeter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário