Até o final de 2014, todos os carros novos devem sair de fábrica equipados com freios ABS. O conselho nacional transito (CONTRATAN), acredita que a medida sera uma das saídas para diminuir o número de acidentes fatais no país. Mas afinal, por que considerar esse tecnologia eficiente ?
A derrapagem está entre as principais causas de incidentes de transito no mundo. Isso porque é muito difícil parar rapidamente o veículo em superfícies escorregadias, mesmo para motoristas profissionais. E é ai que o ABS entra na história
Basicamente. o sistema d freio anti-bloqueante>> tradução da expressão anti-bloking braking system
- É responsável por fazer o carro parar bruscamente sem travar as roda. No caso de automóveis com freios tradicionais, o mais possível é que em situações como essa o condutor perca o controle da direção.
O sistema funciona da seguinte forma: a informação sobre a frenagem brusca é mandada a uma central eletronica por meio de sensores instalados nas rodas. Em seguida, os pneus reagem a ação brusca, mas não travam, como aconteceria no caso de freios normais
No dia a dia, ao evitar o deslizamento das rodas, os freios anti-travamento são benéficos por duas razões: o carro percorrera uma distancia menor até parar e sera capaz de mudar a trajetória durante a frenagem. Situação contrária é percebida quando o veículo não possui o sistema, quando necessário dosar a força no pedal para não travar as rodas e acabar usando mais espaço para parar.
No Brasil, uma pequena porcentagem dos carros é equipado com tecnologia ABS. Sempre buscando caminhos audaciosos para garantir a segurança e comodidade.
- Freis AFU, responsável por potencializar a força do pedal do freio, o que faz com que o carro necessite de uma distancia menor para atingir a frenagem completa.
- Freis REF, que repartem eletronicamente a força da frenagem entre as rodas.
Vale lembrar que o ABS não faz milagre. Para que ele funcione bem em qualquer momento, um acessório é essencial prodencia. faça sua parte que a tecnologia faz a dela!
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